segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Processos

Ha! Estava pensando em fazer algo um pouco mais escrito de novo, então resolvi fazer um textinho sobre meu processo criativo na elaboração de uma ilustração. Eu comecei a fazer esta ontem então ainda não terminei. Ou seja, essa vai ser a parte 1 da ilustração. A que eu acho mais fundamental, que é o esboço do desenho.

- Esboço:


Sim, isso ai em cima me leva ao que eu quero como resultado final. O esboço inicial é uma forma de eu situar os objetos e personagens no espaço, de saber mais ou menos como serão suas proporções básicas,  que acessorios serão usados, que expressão cada um pode ter, etc.

Além disso fazendo o esboço de maneira despretensiosa você se deixa mais livre para representar as formas idealizadas na sua cabeça.

Antes de começar o esboço inicial entretanto, eu já tenho em mente como vai ser o quadro. Então antes de esboçar ja sabia onde cada personagem se posicionaria no frame.

Depois desse esboço básico eu refino o esboço, agora colocando as proporções acertadas, expressões definidas. Em geral fica tudo mais nítido.


Ainda que no geral o desenho esteja com traços rudes e afiados, estes ainda serão tratados no desenvolvimento do desenho.

Após  finalizar o esboço, que ainda fica sujeito a mudanças, começo a fazer as pinturas. A bem da verdade a utilidade prática do esboço reside em delimitar aonde a pintura acaba. Com um esboço mais refinado a pintura se torna mais fácil de fazer.

Em geral começo pela pele. Então no próximo post vou falar tudo sobre como desenvolver a pintura da pele, ou pelo menos como eu faço.





















Nenhum comentário:

Postar um comentário